Perguntas Frequentes: Pulmonil / Clenbuterol

. domingo, 28 de junho de 2009
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Clenbuterol: Perguntas mais freqüentes

(PULMONIL ou BRONTEL ou DILA-T)

Pergunta: O que é Clenbuterol ?

Reposta : O Clenbuterol é um ß-2 (Beta) agonista que é usado clinicamente como bronquiodilatador no tratamento de asma, devido sua meia vida longa de aproximadamente 35 horas (1) não é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). È um estimulante do sistema nervoso central com características simlares da adrenalina, tem efeitos colaterais similares de outros estimulantes do SNC como a efedrina.

Pergunta: Como usar o Clenbuterol ?

Reposta : No Brasil pode ser encontrado para uso veterinário com o nome de Pulmonil do fabricante Vetnil sob a forma de gel ou pó. O gel é é mais facilmente manuseado, vem na concentração de 20mcg/ml. Essa é a mesma concentração que vários medicamentos destinados para uso humano porém que não são fabricados no Brasil e apenas são vendidos no mercado negro, com risco de falsificação e valor mais elevado.

A dosagem usual é entre cerca de 40-120 mcg/dia, normalmente é usado de forma crescente, durante quinze (15) dias e depois um descanço de mais 15 dias. Isso é feito para que se possa ter controle dos efeitos colaterais, na prática ficaria mais ou menos assim :

1º dia 40mcg/dia
2º dia 60mcg/dia
3º dia 80mcg/dia
4º dia 100mcg/dia
5º dia 120mcg/dia
6º dia 120mcg/dia
7º dia 120mcg/dia
8º dia 120mcg/dia
9º dia 120mcg/dia
10º dia 120mcg/dia
11º dia 120mcg/dia
12º dia 120mcg/dia
13º dia 120mcg/dia
14º dia 120mcg/dia
15º dia 120mcg/dia

Esse é apenas um exemplo, não é necessário chegar nos 120mcg/dia e nem é o máximo que se pode usar, tudo vai de acordo com a aceitação dos efeitos colaterais. Para mulheres a dosagem entre 40-80mcg/dia é mais comum ser usada, os efeitos colaterias são os mesmos.

Pergunta : Essa é a maneira mais efetiva ?

Reposta : Sim uma delas, alguns questionam sobre usar 2on 2 off (com dois dias de descanço) porém como já citado a mv do clenbuterol é de 35hrs aprox, fazendo que nesses 2 dias de descanço não seriam suficientes para uma nova regulação dos receptores.
Esses 15 dias também não são precisos, pois a inativação dos recetores adrenérgicos ß-2 pode ocorrer antes ou depois desse período, vai depender de cada um, não tem como se precisar.

Pergunta : Quais são os Colaterais mais comuns ?

Resposta : Os mais comuns são tremores nas mãos, enxaquecas (dores de cabeça) e insônia e taquicardia, também é bem comum câimbras que está relacionada a uma baixa na concentraçao de potássio.
Para minimizar esse efeito deve se intensificar a ingesta de potássio através de alimento ou mesmo na suplementação caso for necessário.

Se caso usar algum diurético a hipocalemia (falta de potássio) pode ser intensificada tornando os cuidados ainda maiores.
No caso de usar ECA ou suplementos a base de algum outro estimulante do SNC (efedrina, cafeína, etc..) os outros sintomas podem se potencializar, necessitando de cautela em seu uso.

Pergunta: Existe uma alternativa ao Clenbuterol sem efeitos colaterais?

Resposta: Sim. Hoje felizmente existem os suplementos alimentares capazes a auxiliar na definição e perda de gordura. Esses suplementos são bem mais fracos, sem ingredientes químicos que causam efeitos colaterais comuns. Uma excelente alternativa para esse caso é o BodyBlast (Clique para conhecer)

Pergunta :Clenbuterol é um anabólico ?

Resposta : Nada comprovado em humanos (4), essas afirmações provém de estudos realizados em animais onde houve elevação dos níveis de IGF-1, porém além dos estudos serem feitos com animais onde a doagens era inúmeras vezes superior (2) a usada na sugestão de uso acima.

Pergunta : Preciso usar alguma proteção ?

Reposta : Pode aumentar a ingesta de alimentos ricos em potássio (banana, tomate, Batata, Beterraba, etc..) Ou mesmo suplementar com potássio para evitar as câimbras e outros colaterais relacionados a baixa concentração de potássio.

Pergunta : Ouvi falar sobre usar cetotifeno junto, Oque é isso ?

Reposta : Cetotifeno é um anti-histamínico usado no tratamento de reações alérgicas de asma e bronquite em nosso caso ele restaura a resposta beta-adrenérgica, posssibilitando que possa extender o uso do clenbuterol por mais algum tempo, suas dosagens variam entre 2-4mg/dia.

Referências :

(1) Pharmacokinetics of plasma and urine clenbuterol in man, rat, and rabbit - Yamamoto I, Iwata K, Nakashima M ;(2) Effect of clenbuterol on growth, nitrogen and energy balances and endocrine status in food-restricted sheep - Cardoso LA, Taveira O; (3) Effect of treatment with beta-agonists on tissue and urinary taurine levels in rats. Mechanism and implications for protection - Waterfield CJ, Carvalho F, Timbrell JA; (4)Clenbuterol: a substitute for anabolic steroids? - Prather ID, Brown DE, North P, Wilson JR.

1 comentários:

jessica lopez disse...

Olá tudo bem.. Gostei muito do post e gostaria de tirar uma duvida..sou mulher e comprei pulmonil gel gostaria de saber qmtos mg devo tomar por dia e se devo tomar 15dias direto???obrigada vai me ajudar muito

Blog Widget by LinkWithin